sábado, 3 de novembro de 2012


Epilação vs Depilação

Muito se falou e fala-se sobre a nossa publicidade na vitrine à epilação, portanto decidi explicar os diferentes tipos de depilação e epilação, além da diferença entre ambos os processos. 
Qual o melhor método? 
Qual a diferença entre as diversas ceras epilatórias? 
Basta irmos ao supermercado ou mesmo na TV para vermos a quantidade de produtos que hoje em dia existe para removermos os pêlos.
  É rara a pessoa que hoje em dia não remove os pêlos, seja em casa ou numa esteticista, fazêmo-lo pela higiene em si, mas também porque gostamos de estar bem, e sentimo-nos ainda mais femininas.

                                                  





  Praticamente todo o nosso corpo está coberto de pêlos, excepto as zonas labras, ou seja , a planta dos pés e as palmas das mãos, e tanto o seu crescimento (que contem 3 fases - anagénese, catagénese e telogénese) como a sua cor (adquirida pela melanina) é variável. Mas então o que é o pêlo?
São produções córneas flexíveis de estrutura cilíndrica e delgada, formadas por queratina (proteína), que se desenvolvem a partir de uma invaginação da epiderme (primeira camada da pele), o folículo piloso. Ele compreende duas porções:
- a haste capilar - porção visível do pêlo, formada pela medula (é a parte central do pêlo) , o córtex (parte volumosa do pêlo e onde se encontra a melanina) e a cutícula (é a camada externa do pêlo);
- a raíz - porção intrafolicular que compreende 3 bainhas (externa, interna e a conjuntiva).

                                                    


Então qual a diferença entre Epilação e Depilação?

  • A Epilação é o arranque do pêlo pela raíz;
  •  A Depilação é a destruição do pêlo pela sua haste, não mexendo na raíz.

         Nota tanto um método como o outro, são ambos temporários, isto é, não destroem a papila do pêlo, logo voltam sempre a crescer.


Exemplos de processos de Epilação:
pinça - remoção de pêlos em pequenas superfícies, como sobrancelhas ou alguns pêlos que ficam depois da epilação com cera , retiram-se um a um de golpe rápido e firme, no sentido do seu crescimento;
ceras - existem 3 tipos, a quente, a morna e a fria, este processo elimina o pêlo pela raíz e o seu reaparecimento é mais lento, ficando enfraquecido a cada utilização e pode ser usado em todo o corpo. É um processo não reutilizável e um tanto doloroso.

                                          
      
     Os 3 tipos de cera:
1 - Cera Quente - existem em discos em grãos e está indicado para zonas sensíveis e ricas em gânglios (buço, axilas, virilhas, abdómen e queixo). contra-indicado em zonas com varizes, pois a sua elevada temperatura pode provocar a vasodilatação desses vasos;
2 - Cera semi-fria ou morna - em latas ou em roll-on, está indicado para zonas com problemas circulatórios (pernas, joelhos, coxas e pés). Deve-se ter especial cuidado com este tipo de cera pois um trabalho mal feito pode provocar edema.
3 - Cera fria - epilação com bandas já com cera, indicado para zonas do corpo firmes e o pêlo não pode estar muito curto.


Alguns princípios activos das ceras e suas propriedades:
- mel - para peles sensíveis;
- azuleno - usada em epilações para homens;
- chocolate - hidratante e para peles sensíveis;
- aloé vera - propriedades curativas;
- rosa - peles normais.




Exemplos de processos de Depilação
gilete - crescimento do pêlo mais rápido, engrossando o pêlo, pode causar ferimentos e pêlos encravados;
epilady (máquinas) - é um processo um pouco doloroso, pode causar marcas em peles negras, pêlos encravados em pessoas com tendência a foliculites (comichão, inflamação e ardência);
creme, spray ou espuma depilatória -  pode aparecer irritações na pele devido aos detergentes, adesivos, etc, evitar fazê-lo muitas vezes, fazendo sempre um teste de sensibilidade;
descoloração - oxidação da água oxigenada e descolorantes e deve ficar em repouso na zona a tratar conforme a cor do pêlo. Pode causar urticaria e dermatite.


Em suma, para não ficarmos com a pele irritada, inflamada, ou com dermatite ou comichão, o melhor método de remoção de pêlos é o de Epilação com cera. Recomenda-se 3 dias antes da epilação com cera uma exfoliação corporal para melhor abertura dos poros.


Mas hoje em dia com o avanço da tecnologia na área da estética, existem hoje métodos Progressivos e Definitivos. Vamos conhece-los?

  •  Progressivos - método que retarda o crescimento do pêlo, através de ampolas, cremes ou gel. São produtos químicos que actuam na papila dérmica, deve ser colocado logo após uma epilação com cera, pois o poro ainda continua aberto, sendo assim a sua penetração mais eficaz. Com o seu uso frequente enfraquece o pêlo, chegando por vezes a inibir o seu aparecimento. Realizado em locais especializados em estética.


  •  Definitivos - este método destrói a papila do pêlo e impede o seu renascimento, como o laser, a foto-depilação ou a epilação eléctrica. São processos que só dão resultado em peles claras com pelos escuros, realizado de 30 em 30 dias, ou em 45 em 45 dias para se obter um resultado melhor e mais duradouro. Métodos que só poderão ser realizados por profissionais competentes devido ao risco de queimaduras, irritação e manchas. Estando contra-indicado para grávidas, pessoas com neoplasias, hipertensos, doentes cardíacos, epiléticos, pacemaker, entre outros. Como em tudo na vida, este método em certas pessoas, principalmente mulheres pode não ser totalmente definitivo, isto porque a mulher está sujeita a estados de alteração hormonal ao longo da vida, como uma gravidez, podendo por isso surgir o aparecimento de pêlos novamente, pode é não ser na mesma quantidade e grossura.
No caso da Boutique & Beleza, temos ao seu dispor a epilação facial e corporal a cera e a laser. 
Laser da marca Candela, o Alexandrite é o único reconhecido peça OMS ( Organização Mundial de Saúde ), e para mais informações, solicite uma consulta gratuita com a nossa técnica no centro centro de estética.



Vamos-vos dar algumas dicas que ajudam numa boa prática de epilação e também para que se prolongue o seu efeito:
- deve-se evitar o sol logo após a epilação;
2 - recomenda-se 1 semana a 3 dias antes da epilação uma exfoliação corporal ou um banho com uma luva de crina ou de cerdas naturais;
3 - em pessoas que fiquem sempre com a pele sensível após a epilação, aconselha-se o uso de um bom creme com princípios activos calma
ntes e hidratantes à venda na nossa loja Boutique & Beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário