quinta-feira, 6 de dezembro de 2012



A Maquilhagem

Todas nós sabemos que a Maquilhagem é uma arte que tem acompanhado o Homem através dos tempos, em épocas e culturas distintas, sempre em prol do embelezamento das formas naturais da pessoa.
  Desde sempre se usou maquilhagem, os Egípcios já a usavam de uma forma forte e agressiva, todas as épocas estão marcadas por um tipo de maquilhagem, tal como nos dias de hoje que se quer o mais natural possível, dando um ar saudável à pele, procurando ir de encontro à personalidade da pessoa em questão, evento a que se vai e altura do dia.
  Qualquer mulher de hoje, já se maquilha, em casa ou recorrendo a uma maquilhadora, seja para ir para o trabalho, a uma cerimónia, jantar, ou simplesmente para o dia-a-dia, é como se fosse um complemento para nos deixar ainda mais bonitas e radiantes, pois uma boa maquilhagem realça o que de melhor temos, os nossos traços, a nossa personalidade e a nossa tez fica com uma ar mais saudável.
 E hoje em dia existem produtos muito bons a baixo preço, não é necessário gastar balúrdios para se ter um bom necessaire da maquilhagem em casa ou na mala.
  Na Boutique & Beleza encontra-os, são de ótima qualidade a baixo custo, pode fazer o seu próprio kit, ou então experimente os nossos serviços de maquilhagem, de dia, de noite, de cerimónia ou de noiva.

                                       


Para termos um bom kit de maquilhagem deveremos ter:
- Uma base, que deve cobrir o rosto sem o deixar esbranquiçado, aplica-se com os dedos ou uma esponja própria, existe em stick, creme, fluídas ou compactas.


- Um corretor de olheiras, de cor clara, aplica-se com dedos, existe em creme e em stick.



- Um pó, que serve para fixar a base e manter as secreções equilibradas. Existe compacto, solto, mosaico ou meteoritos.

  
- Um conjuntos de sombras, mínimo de 3 ( clara, média e escura ), que servem para realçar os olhos, existe em pó compacto, solto ou em creme.

- Um blush, que nos dá um ar saudável e ilumina o rosto, existe em pó compacto e em mousse.



- Um lápis de olhos ou eye liner, que ajuda a definir e a realçar os olhos.



- Um rímel, que realça as pestanas instantaneamente.



- Um batom ou lip gloss, para um visual moderno.


A Luz:
Para uma boa maquilhagem devemos ter em atenção as cores e a luz, se é natural ou artificial, pois em caso de luz natural, as cores ficam em evidência, e se a luz for artificial a maquilhagem  deve ser mais intensa, pois tende a desaparecer.
É preciso uma boa execução e uma boa escolha de cores, pois devem estar em harmonia com a cor da pele, olhos, cabelo, unhas e vestuário, produzindo um conjunto agradável à vista.

Morfologia do Rosto:
É o estudo das formas anatómicas e as correspondentes características psicológicas do ser Humano, é uma ciência, mas também uma arte.
      - 1 - Partes em que se divide o Rosto:
             - Horizontal;
             - Vertical
      - 2 - Formas do Rosto:
             - Oval;
             - Redondo;
             - Comprido ou Longo;
             - Quadrado;
             - Diamante ou Hexagonal;
             - Triangular;
             - Triangular Invertido ou Coração;
             - Retangular.




Nota:
Devemos ter ainda em atenção ao tipo de pele e o seu estado, pois para a maquilhagem durar e se fixar por mais tempo, a pele deve estar bem cuidada. Especialmente à volta dos olhos, pois essa pele é a mais fina do nosso corpo e estando bem cuidada e hidratada, previne possíveis reações à maquilhagem.

Elementos do Rosto:

- Pestanas: Nelas usa-se o Rímel ou Máscara de Pestanas, existem muitas com variadas funções, de volume, multi-ação, efeito pestanas falsas, à prova de água, etc, dependo do efeito que ser quer.
Tanto se coloca nas de cima com nas de baixo, sempre da raiz até à ponta. Pode-se usar ainda, para revirar melhor, o revirador de pestanas, manual ou a pilhas.



- Sobrancelhas: A sua forma  e os seus movimentos podem tornar mais intenso um olhar, uma expressão e dão harmonia ao olhar. Nelas usa-se a pinça, muito raramente a cera.



- Olhos: É a parte mais chamativa do rosto, através dos quais nos expressamos e comunicamos, uns olhos atraentes são capazes de esconder qualquer defeito do rosto. Quando os evidenciamos, não podemos fazer o mesmo nos lábios.
Neles usa-se sombras de cores, sejam em pó ou em mousse, lápis delineador ou eye liner líquido, ou em batom. As cores depende muito da cor dos olhos, do conjunto da maquilhagem, do tema, evento, pessoa etc.
      No mínimo usam-se 3 cores de sombras, uma mais clara, a média e uma mais escura, que se conjugam entre si, e cada uma tem o seu lugar na pálpebra, consoante o tipo de olhos que se tem, se são salientes, descaídos, encovados, separados, juntos, em amêndoa, alongados, arredondados, levantados ou rebaixados.




- Nariz: Possui uma grande importância estética a nível do rosto, e portanto é necessário tratá-lo com atenção e fazer a sua correta correção com maquilhagem, no caso de ser necessário. Exite o nariz arrebitado, o grego ( normal ), adunco ( comprido ), arqueado, achatado e alargado.

                                       


- Lábios: Os lábios devem ser carnudos, delineados, aveludados e suaves, iluminando o rosto com um sorriso. Os lábios mais finos deverão ser corrigidos com maquilhagem, neles usa-se batons, lip gloss  e lápis delineador. Existem hoje em dia várias cores e alguns com aromas, e devem estar em harmonia com o resto da maquilhagem e só devem estar evidenciados caso os olhos não estejam. Os lábios querem-se hidratados e nutritivos, pois têm uma pele muito fina e reagem com facilidade às agressões externas. Existe vários tipos de bocas, as caídas, as grandes, as desiguais, as grossas e as delgadas, da mesma maneira que existe vários tipos de lábios,os desiguais, os horizontais, os próximos do nariz, os separados do nariz e os grossos.

                                   

                                             

Harmonia das Cores consoante o Fototipo:
  Qualquer maquilhagem tem de transmitir harmonia, por isso poderemos usar cores iguais em qualquer fototipo, desde que não se torne exagero.
Alguns exemplos:
- Fototipo 1:
     - cabelo preto, pele clara, olhos claros
- base - muito natural
- sombras - azuis, verdes, violetas e cinzas
- blush - beje ou rosa
- batom - rosas, vermelhos, acastanhados, terracotas

                     

- Fototipo 2:
     - cabelo preto, pele clara, olhos escuros
- base - cru ou beje
- sombras - verdes, turquesas, acastanhos, cobre
- blush - acastanhado, beje, rosa
- batom - terracotas, vermelhos, acastanhados, rosas

                        

- Fototipo 3:
     - cabelo castanho, pele morena, olhos claros
- base - beje dourado
- sombras - cinzas, azuis ou verdes, acastanhados, violetas, dourados
- blush - beje, castanho
- batom - vermelhos, acastanhados, terracotas, dourados

                          

- Fototipo 4:
     - cabelo castanho, pele morena, olhos escuros
- base - beje escuro, dourado, castanho, alaranjado
- sombras - verdes, acastanhados, azuis, violetas, terracotas, dourados, cinzas, rosas
- blush - alaranjado, castanho, terracota
- batom - vermelhos, alaranjados, acastanhados, rosas

     

                               

- Fototipo 5:
     - cabelo loiro, pele clara, olhos claros
- base - beje claro, mel ou hidrante com cor
- sombras - cinzas, violetas, azuis ou verdes, rosas, castanho claro
- blush - rosa, beje
- batom - pastel e rosas



- Fototipo 6:
     - cabelo loiro, pele morena, olhos escuros
- base - castanho claro, beje e dourado
- sombras - dourados, acastanhados, verdes, cinzas e rosas
- blush - terracota, acastanhado, dourado
- batom - vermelhos, castanhos, terracotas, dourados



- Fototipo 7:
    - cabelo ruivo, pele clara, olhos claros
- base - beje
- sombras - cinzas, verdes, acastanhados, terracotas
- blush - rosa, beje
- batom - rosas, terracotas



Sem comentários:

Enviar um comentário